Por que a empatia é o novo diferencial de valor
- VECTOR Consultants - E.Moreno
- 18 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de nov. de 2021
Senso de empatia permite orientar em torno das necessidades e anseios mais autênticos de clientes.

A rápida mudança nos hábitos dos consumidores trouxe um enorme desafio para as empresas: como satisfazer clientes que sempre buscaram agilidade, conveniência e rapidez nas respostas das empresas.
O desenvolvimento de canais digitais não se tornou apenas a alternativa para o momento, mas também em uma visão de futuro onde as relações de consumo parecem ter mudado para sempre.
No entanto, com o intenso movimento das interações online, as empresas vivem uma pressão sem precedentes para fornecer experiências digitais únicas e excepcionais, visto que a fidelidade é uma questão crucial e as expectativas de clientes continuarão evoluindo.
Mesmo assim, há um abismo entre as empresas que já priorizavam o desenvolvimento de canais digitais e aquelas que lutam ainda para se adaptar sob o risco de ficar para trás. De toda forma, as empresas se veem em um desafio de melhorar representativamente a experiência de clientes.
Os insights de dados parecem nãos mais suficientes para melhorar a retenção de clientes, o que exige que as relações com os clientes, os processos e a infraestrutura que as suportam, sejam integralmente reinventados.
Robôs parecem sair da linha de frente. Clientes querem respostas rápidas, mas não é tudo: Querem interações mais agradáveis, humanizadas e serviços altamente personalizados. Na prática, ninguém imagina ser mais um número e ser tratado como tal. Todo indivíduo quer ser tratado como indivíduo e isso é fundamental para que as empresas, em um senso de empatia, possam se orientar em torno das necessidades e anseios mais autênticos de clientes.
Esse não é um desafio simples, mas é certo que as empresas podem fazer um grande diferencial ao introduzir variáveis qualitativas nas suas relações com os clientes, permitindo assim que a marca atue com mais facilidade na atração e na fidelização e conquista de novos consumidores.
Comments