top of page





O que você espera da IA? CONCEITOS E EXPECTATIVAS DETERMINAM O QUANTO ELA PODE SER ÚTIL
"A inteligência aumentada eleva a capacidade das equipe e permite servir melhor os clientes, porque as pessoas querem ser atendidas por humanos” (Ed Bastian, CEO da Delta Airlines). A inteligência artificial ainda não é perfeita — e nunca será —, mas já compreende bem para que e para quem deve servir. Ela não faz milagres; por isso, as expectativas depositadas sobre ela valem mais do que o domínio tecnológico, até porque tecnologia se compra e propósito se constrói. A histór
E.Moreno
25 de nov.3 min de leitura


QUEM TEM MEDO DO RIDÍCULO?
"Quem tem medo do ridículo, não vive o extraordinário" O medo é um fenômeno humano natural, e é tão central que molda o comportamento das pessoas e até mesmo de uma sociedade. Bem por isso, Thomas Hobbes disse que sem medo não há pacto social. Na autoconsciência, o medo nos alerta sobre a imagem que projetamos, impondo apreensão sobre a nossa reputação na relação com os outros. Assim, o medo não é apenas o receio de ser criticado ou ridicularizado, mas também, em uma dose
E.Moreno
21 de nov.2 min de leitura


The Meritocracy Trap, uma crítica à meritocracia, o ideal de justiça das empresas
Seria mesmo a meritocracia responsável pelas desigualdades sociais? A meritocracia, apesar das aparentes e ruidosas críticas, continua soberana e rindo daqueles que supõem que haverá, nos marcos do capitalismo, lugar para todos. (Berenice Bento) Diante às tendências sociais emergentes, as companhias estão preocupadas com a imagem e reputação frente a um tema de muita polêmica e contradições que elas estão permanentemente envolvidas: a MERITOCRACIA. Hoje, além de lidar com uma
VECTOR Consultants - E.Moreno
19 de nov.11 min de leitura


A IA é a tua escrava, mas pede inteligência humana
A compreensão dos negócios foi essencial para o desenvolvimento da IA, pois consolidou a ideia de que ela deve servir a propósitos humanos — e não excluir pessoas. A Inteligência Artificial (IA) já não é novidade alguma. Mas o caminho até aqui foi longo. Desde as ideias de “máquinas pensantes” nos anos 1940 e 1950, passando pelo “inverno da IA” (1970–1980) e o surgimento do aprendizado de máquinas e das redes neurais (1990–2010), foram mais de sete décadas de avanços que culm
E.Moreno
9 de nov.2 min de leitura

COMPARTILHE CONHECIMENTO - PARTICIPE DE NOSSO BLOG
ENVIE O SEU ARTIGO SOBRE GESTÃO E NEGÓCIOS QUE TEREMOS O PRAZER EM PUBLICA-LO.
Escolha uma das seguintes categorias:
ESG - Inclusão & Diversidade - Desenvolvimento de Talentos (RH) - Inovação - Governança Corporativa - Pensar e Gestão Estratégica - Conhecimento e Competências Corporativas - Empreendedorismo e inclusão social - Negócios sociais - Responsabilidade Social Corporativa
(inclua fotos e/ou figura de ilustração - máximo de três laudas - publicação sujeita à aprovação pelo comitê editorial da Vector Consultants).
bottom of page